Não, o eleitor não levará o voto impresso para casa.
O eleitor nunca terá contato físico com o voto, apenas poderá vê-lo através de um visor para conferência. O eleitor levará apenas o comprovante sem os candidatos escolhidos.
Não, o voto é secreto.
Não é possível identificar o eleitor pelo voto impresso.
Depois de escolher e confirmar todos os itens da eleição, eles serão apresentandos na tela e no visor do voto impresso.
O eleitor poderá então confirmar ou cancelar as opções que fez.
No caso de confirmação, o voto receberá um símbolo de validação e será transportado para a urna.
No caso de cancelamento, o voto receberá um símbolo de cancelamento, será transportado para a urna e o eleitor poderá refazer seu voto.
Não, esse valor foi uma estimativa do custo para a troca de todas as urnas eletrônicas pelo novo modelo em desenvolvimento. A adição de impressoras às urnas em uso custará uma fração desse valor.
Sim, a tecnologia de impressão é térmica direta.
A impressão permanece por pelo menos 5 anos. Entretanto, o prazo para recontagem é de 60 dias. Depois disso, os votos são destruídos.
Não, a impressora é carregada com o papel e lacrada. A bobina tem capacidade para todos os eleitores da seção.
Se houver qualquer problema com a impressora, todo o conjunto (impressora+urna plástica descartável) será trocado.
Essa impressora foi desenvolvida no Brasil para atender nossa legislação. Veja a descrição no .
Todos os dados dos votos são criptografados. As chaves para criptografar so votos são gerados a cada voto. Para conseguir imprimir um voto, seria necessário possuir as chaves originais e os protocolos de geração de chaves.
Há basicamente 2 motivos que a tornam mais cara. Primeiro, a forma como está sendo contratada a fabricação. A empresa vencedora terá que entregar os desenhos do projeto e código fonte e só terá a garantia de fornecimento de 30.000 unidades. Compras futuras serão licitadas novamente. Todos os custos devem ser amortizados nas 30.000 impressoras.
Segundo, a impressora tem vários recursos especiais que a tornam única. Depois do voto ser impresso, ele é transportado para um visor protegido e, posteriormente, para um ejetor que o coloca dentro da urna plástica descartável. A placa eletrônica possui um Gerador de Numeros Randômicos aprovado pelo NIST. Os dados do voto são transmitidos sob criptografia. O download do firmare também é seguro. A formatação do voto é feita por formulários. Nada é semelhante a uma impressora de mercado. Veja a descrição no .